segunda-feira, 19 de março de 2012

Castle Freak, Figura da Full Moon

A filmografia da produtora Full Moon é extensa, demasiado extensa, e só produz filmes dentro da temática do terror e do fantástico. De uma forma geral são todos filmes de baixo orçamento e por esse motivo não apelará à maior parte dos cinéfilos habituados a Blockbusters. Até para mim, que sou um considerável apreciador de filmes de baixo orçamento (só deus sabe a quantidade de lixo cinematográfico eu já vi e tenho aqui por casa), metade das produções da Full Moon eu não aconselharia a absolutamente ninguém! Da outra metade, alguns são simplesmente pilares na história do terror, os restantes, apesar de não serem propriamente bons, aproveita-se sempre qualquer coisa, seja a história em si, o ambiente criado, ou outro atributo qualquer.
O ponto que eu quero focar é precisamente sobre aqueles filmes que se tornaram míticos, que fizeram história na Full Moon/Empire Pictures* e que marcaram uma geração. Não são muitos, mas são certamente muito bons! Entre eles está o ‘Castle Freak’,  realizado pelo mestre Stuart Gordon e que é o tema da figura de hoje.  
Não é novidade para ninguém que um bom realizador pode fazer milagres com um baixo orçamento e o Stuart Gordon fez literalmente milagres dentro da Full Moon ao realizar filmes emblemáticos como Re-Animator, From Beyond, Dolls, Robot Jox, The Pit And the Pendulum e este  Castle Freak, obviamente.  Este realizador tem outras pérolas no seu historial mas já sem qualquer ligação à produtora Full Moon. Para aqueles que ainda estiverem a ler isto e não conhecerem os trabalhos deste senhor, e queiram arriscar a ver algo invulgar, aconselho em primeiro lugar o Re-Animator ou o From Beyond, são absolutamente geniais e imperdíveis.
O Castle Freak convence-me pelo uso dos poucos meios disponíveis, um castelo, um monstro e uma iluminação bem conseguida. Pelas mãos de um mestre como Stuart Gordon, basta isto para criar o ambiente certo e não tornar o filme aborrecido.


Esta figura, não será difícil de imaginar, representa o ser disforme que na história do filme vagueia num castelo em Itália e vai aterrorizar a vida da família que herdou o mesmo.  Está suficientemente fiel ao filme, tem articulação nos braços e tronco e vem com uma corrente, um chicote, uma base a imitar a pedra do castelo e um gato que parece já ter servido de petisco. Para uma figura de 1998 possui um detalhe bastante interessante e o cabelo enraizado até ficou satisfatório considerando que este tipo de solução raramente fica bem.





* - A 'Empire Pictures' foi a primeira companhia independente criada por Charles Band que após a sua falência criaria a Full Moon.

Sem comentários: